Club de
Foz do Iguaçu

62 ANOS DO ROTARY CLUB DE FOZ DO IGUAÇU E DIA DAS MULHERES

  No dia 09/03/2020, na Casa da Amizade, comemorou-se os 62 ANOS do ROTARY CLUB DE FOZ DO IGUAÇU e o DIA DAS MULHERES. Estiveram presentes, além de diversos companheiros, companheiras e convidados, a Governadora Maria Goretti e seu esposo, os dois Governadores Assistentes, o Presidente do Rotary Club de Foz do Iguaçu – Ponte, o Companheiro Claudio Britos do Rotary Club de Foz do Iguaçu- Grande Lago e Companheiros do Rotary Club de São Miguel do Iguaçu. O Rotary Club de Irati, um dos Clubes Padrinho e fundador do Rotary Club de Foz do Iguaçu, enviou ao clube linda mensagem de congratulações.   Rotary Club de Foz do Iguaçu Em 10/03/1958, teve início a primeira reunião oficial na qualidade de clube em formação, ocasião em que se elegeu o primeiro Conselho Diretor Provisório, assim composto: Presidente- Antonio Acioly; Secretário: Romualdo Rymsa, e; Protocolo: Osvaldo alente A. Silva. Atualmente, o Presidente do Clube 2019/2020 é o Companheiro Paulo Chamorro e o Presidente eleito para a gestão 2020/2021 é o Companheiro Vanderlei Potratz.   A companheira Val Baranoski descreveu, em texto lido pelo companheiro Betto Tombini, um pouco da história das mulheres no Rotary: O Rotary Internacional foi fundado nos Estados Unidos em 1905 como uma organização exclusivamente masculina e somente após 84 anos passou a admitir mulheres. Diversas foram as tentativas das mulheres ingressaram em Rotary Internacional, elas enfrentaram resistência da Associação Nacional de Rotary Clubs e por muito tempo prevaleceu a decisão dos rotarianos contrários à ideia de aceitá-las na organização. No Brasil a dificuldade era a mesma, era raro que as mulheres fossem admitidas mesmo como convidadas nos eventos do Rotary. Em 1978, depois de admitir três mulheres, o Rotary Club de Duarte, nos Estados Unidos, chegou a ser suspenso pelo Rotary International. As discussões chegaram à Justiça e, em 1987, por unanimidade a Suprema Corte americana decidiu a favor da admissão das mulheres. E assim, no Conselho de Legislação de 1989, a palavra homem foi eliminada dos documentos estatutários da organização e as mulheres finalmente foram autorizadas a ingressar em Rotary Internacional. A primeira mulher a se associar ao Rotary na América Latina, foi Emma Hildinger. No Distrito 4640 a primeira mulher foi a Companheira ODETE JHURI do Rotary Clube de Guaíra no ano de 1989 na Gestão do Governador Melvis Muchiutti. No Rotary Club Foz do Iguaçu, a primeira mulher a participar foi a Companheira ADRIANA no ano de 1996 na Gestão do Companheiro Yoshimitsu Oda. Não restam dúvidas de que, as mulheres mudaram a “cara” do Rotary Internacional, afinal, elas são seres de grande determinação, espírito prático e aguçado. A imagem distorcida de “Clube do Bolinha” passou a ter um aspecto de família mesmo e a organização passou a ser reconhecida como uma instituição de visão e ação internacional preocupada com as questões locais e regionais.   O Rotary Conecta o Mundo!

Postado em 20 de Março de 2020

Gats- Treinamento para governadores assistentes e equipe distrital Gestão 2020-2021

Neste dia de 07 de Março de 2020 , nas dependências do Hotel Vivaz em Foz do Iguaçu , os governadores assistentes e a aquipe distrital da gestão 2020-2021 tiveram o seu treinamento. Primeiramente lhes foi apresentado pelo governador do distrito 4.640 Edison de Castro Pagnozzi ,o lema e as metas presidencial "O Rotary abre Oportunidades" . O instrutor do treinamento EGD 2015-2016 Werner Gerhardt explicou a responsabilidade dos Governadores Assistentes, seguido pelas abordagem que os governadores assistentes terão que ter com os clubes nos assuntos da fundação Rotária, DQA, Imagem Pública,ABTRF. Fotos Reinaldo Santos Santana-Rotary Clube de Foz do Iguaçu-Ponte  

Postado em 07 de Março de 2020

Regopar 2020

Nesta sexta feira na sala de reuniões do Hotel Viale Tower aconteceu a Regopar ,para governadores dos distritos do Paraná , onde após as boas vindas os governadores do distrito 4.640-4.630 e 4.710 que vão administrar os seus distritos em primeiro de julho deste ano , fizeram uma apresntação sobre os conteúdos aprentados na Assembleia Internacional de San Diego em Janeiro deste ano. Os Governadores atuais dos distritos 4.630-4.640-4.710 e 4.730 fizeram uma explicação sobre a atual situação dos seus distritos. Tiveram a palestra com o presidente da ABTRF 2019-22 Companheiro Mauro Carvalho Duarte Junior  sobre a diferença que esta fazendo no Brasil para o Fundo Anual de Programas. Tveram a palestra do curador da Fundação Rotária, companheiro Hipólito Ferreira sobre o Plano estratégico do ponto de vista da Fundação Rotária, e por fim a palestra com o diretor de RI 2019-21 Companheiro Mario Cesar de Camargo e falou sobre a situação do Rotary no Brasil hoje ,  Com fotos do companeiro Reinaldo Santos Santana que pertence ao Rotary Clube de Foz do Iguaçu-Ponte.

Postado em 06 de Março de 2020

Apresentação sobre o México - Rotary Club de Foz Do Iguaçu

Na reunião ordinária de 02/3/2020, o intercambiario David Navarro, acompanhado de seu Pai no Brasil, companheiro Rafael, fez uma linda apresentação sobre seu país de origem aos companheiros do Rotary Club de Foz do Iguaçu. Parabéns pela bela apresentação e excelente evolução na  língua portuguesa, David! Obrigada por transmitir aos companheiros conhecimento sobre seu lindo país de origem. o Rotary Conecta o Mundo!

Postado em 05 de Março de 2020

Coleta de Leite Humano – ROTARY CLUB DE FOZ DO IGUAÇU

Há diversos anos, nas quartas-feiras, os companheiros(as) e amigos do Rotary Club de Foz do Iguaçu, com seus veículos, acompanham uma das enfermeiras do Banco de Leite Humano de Foz do Iguaçu, para que ocorra a coleta de Leite Humano, distribuição de coletores e instrução e/ou visita para as mãezinhas que solicitarem e desejarem ser doadoras. No mês de fevereiro, teve-se a seguinte logística: - 05/02/2020 – Companheiro Repa. Visitas e coletas no horário compreendido entre as 8:30hs e 12:00hs - 12/02/2020 – Companheira Val Baranoski.  Neste dia, foram visitadas 10 casas, percorrendo-se 52 quilômetros e coletando-se 6 litros de leite humano. - 19/02/2020 – Companheira Zenobia. Neste dia, foram visitadas 7 casas, percorrendo-se 42 quilômetros e coletando-se 5 litros de leite humano. - 26/02/2020 – Companheiro João Motoka. Neste dia, foram visitadas 8 casas, percorrendo-se 29 quilômetros e coletando-se 9 litros de leite humano. Doar leite é muito mais que um gesto de amor. Propague esta ideia e ajude a quem precisa. Seja você também a Inspiração para o mundo. Faça o bem! O Rotary Conecta o Mundo!

Postado em 01 de Março de 2020

Ver todos

08/Abril - #Saúde - Dia Mundial do Combate ao Câncer

Dia Mundial do Combate ao Câncer O Dia Mundial de Combate ao Câncer é comemorada anualmente em 8 de abril.   A data serve para conscientizar a população mundial sobre os cuidados de prevenção da 2ª doença que mais mata pessoas em todo o mundo: o câncer, também conhecido por neoplasia.   As causas para o surgimento do câncer podem ser as mais variadas possíveis, desde motivos externos - como o ambiente, costume ou hábitos que o indivíduo possui - até fatores internos, como características geneticamente predeterminadas.   No Brasil, também é considerada a segunda doença que mais mata, em especial o câncer de pele. O principal objetivo do Dia Mundial do Combate ao Câncer é informar as pessoas sobre a importância de consultar sempre médicos e estar atento à saúde, para evitar o crescimento dessa doença.  Os brasileiros celebram ainda o Dia Nacional de Combate ao Câncer em 27 de novembro.   De acordo com o Instituto Nacional do Câncer - INCA, os tipos de câncer que mais atacam os brasileiros são:  câncer de pele, câncer de próstata, câncer de mama, câncer de cólon e reto, câncer de pulmão, câncer de estômago.     Origem do Dia Mundial de Combate ao Câncer:  O Dia Mundial de Combate ao Câncer foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para que organizações ao redor do planeta se reúnam em prol da prevenção dos vários tipos de câncer, além de dar força aos pacientes que lutam contra esta doença.

Em 07/04/2020 por Rotary Club de Francisco Beltrão-Integração

07/Abril - #saúde - Dia Mundial da Saúde

Dia Mundial da Saúde. O Dia Mundial da Saúde é celebrado em 7 de abril.  O principal objetivo desta data é conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação da saúde para ter uma melhor qualidade de vida.  Anualmente, o Dia Mundial da Saúde é destinado a discutir um tema específico que representa uma prioridade na agenda internacional da Organização Mundial da Saúde – OMS.   Em 2018, o tema escolhido foi "Saúde para todos", o que resumiu o objetivo da OMS ao longo dos seus 70 anos de existência.   Em 2017, o tema do Dia Mundial da Saúde foi a Depressão. Nesta ocasião, o lema oficial do evento Let's Talk ("Vamos Conversar", em português), teve como objetivo conscientizar as pessoas sobre a necessidade de ter conhecimentos que ajudam a prevenir esta doença, a qual pode trazer diversas consequências graves.   Todos os assuntos debatidos durante o Dia Mundial da Saúde são prolongados ao longo de todo o ano, através de atividades e palestras instrutivas e educacionais, por exemplo.    No Brasil, o debate de melhores condições de saúde também é pauta de outras datas especiais, como o Dia Nacional da Saúde (5 de agosto) e o Dia da Saúde e Nutrição (31 de março).    Origem do Dia Mundial da Saúde:  O Dia Mundial da Saúde foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1948, devido a preocupação de seus integrantes em manter o bom estado de saúde das pessoas em todo o mundo, e também alertar sobre os principais problemas que podem atingir a população mundial.   Oficialmente, o Dia Mundial da Saúde é comemorado em 7 de abril desde 1950.  O conceito definido pela OMS “a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”.    De acordo com esse conceito, percebemos que saúde não é um estado fácil de ser alcançado, uma vez que nem todas as pessoas conseguem viver sem tristezas, sem preocupações e interagindo com o restante da sociedade de maneira harmoniosa. A saúde deve ser vista como uma forma de total bem-estar, que é conseguido não só através do tratamento de doenças ou sua prevenção, mas sim através de qualidade de vida.  De acordo com a lei 8.080 de 1990, a saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício. A lei também enfoca que, para ter saúde, alguns fatores são determinantes, tais como a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, a atividade física, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais.  

Em 06/04/2020 por Rotary Club de Francisco Beltrão-Integração

Prevenção do Corona Vírus - COVID

O Rotary Club de São João realiza campanha educativa com objetivo de mobilizar a população a usar máscara durante sua permanência em locais públicos, como bancos, mercados, correios, etc., evitando a disseminação do Corona Vírus. A prevenção sempre será o melhor remédio.  É importante que o comércio local estimule seus clientes só entrem nos estabelecimentos usando máscara. Num primeiro momento serão distribuídas mais de mil máscaras laváveis para as pessoas que estiverem transitando em zonas de risco pela cidade. O ideal é garantir que 100% das pessoas estejam usando as máscaras de proteção pois as gotículas de saliva ao falar, tossir ou espirrar são as maiores responsáveis pela transmissão do vírus. Com a máscara, eu protejo você e você me protege. Saiu de casa? Use a máscara. Mascaras laváveis: Para lavar, tire a máscara pelas alças e deixe de molho por 30 minutos numa solução com 500ml de água com 10 ml de água sanitária. Só reutilize após ela estar totalmente seca. Esta é uma campanha do Rotary Club de São João  

Em 05/04/2020 por Rotary Club de São João

CAMPANHA DOAÇÕES PARA PREVENÇÃO DO NOVO CORONA VÍRUS

O Rotary Club de Itapejara D'Oeste em parceria com a APMI do município, fizeram neste sábado (04/04), uma campanha de arrecadações de doações de materiais para limpeza e higiene pessoal, tendo como doações: sabão, sabonete, água sanitária, álcool, desinfetante, sabão em pó, papel higiênico, entre outros produtos. Essas doações serão encaminhadas para as pessoas carentes do município através da APMI, que servirá no auxílio para a prevenção e o combate ao Novo Corona Vírus. A campanha foi realizada em frente aos supermercados do município e também com coletas nas residências. A campanha foi um sucesso, muitos produtos foram arrecadados e com boa participação da população.

Em 04/04/2020 por Rotary Club de Itapejara d'Oeste

PREVENÇÃO AO CORONAVÍRUS: ROTARY CLUB DE GUARAPUAVA LAGOA ENTREGA MATERIAIS DE LIMPEZA E ALIMENTAÇÃO PARA A COMUNIDADE BETHÂNIA

O Rotary Club de Guarapuava Lagoa entregou neste sábado dia 4 de abril, materiais de higiene, limpeza e alimentícios para Comunidade Bethânia em Guarapuava como uma ação de ajuda as entidades que necessitam neste momento de cuidados com a saúde. A Comunidade Bethânia atende pessoas em tratamento com dependeência química, com atividades desenvolvidas  na atividade rural, panificação, produção de alimentos, educacional, espiritual e psicológica.

Em 04/04/2020 por Rotary Club de Guarapuava-Lagoa

Reuniões Segundas-Feiras | 20:30
CASA DA AMIZADE - AV. BRASIL,1560 Cep: 85851-000